Pintando Retrato em Camadas

Baseado em 2 avaliações
  • 39 Alunos matriculados
  • 03 Horas de duração
  • 10 Aulas
  • 2 Módulos
  • 1 Avaliação
  • 2 anos de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 7x R$ 64,18 (ou R$ 400,00 à vista )
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!

"Excelente curso, método prático e esclarecedor. As explicações de cada etapa são lúcidas e colaboram para o entendimento e execução na prática de uma pintura feita em veladuras!! Só tenho que agradecer pelo atendimento e pelos esclarecimentos das dúvidas que surgiram durante o curso! Recomendo o curso para todos amantes da Arte Clássica e Contemporânea!! Um abraço!!"
Danilo Donizeti de Oliveira de Falco
mais avaliações

A pintura indireta ou em camadas, tem como objetivo a sobreposição de cores transparentes e opacas sobre uma pintura monocromática rica em modelagem e valores tonais.


Essa camada monocromática, também conhecida como underpainting, também é executada como demonstração no cápitulo underpainting.
Com o processo de pintura indireta, separasse o raciocínio da modelagem e da aplicação das cores, facilitando o processo de controle cromático.


Mediums, pincéis, vernizes e tintas escolhidas na demonstração, também são abordados detalhadamente no curso.

2 anos Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 2 anos após a matrícula.

O curso se destina a  artista iniciantes e avançdos, que querem aprimorar sua técnica de pintura.

PAULO FRADE
"Paulo Frade 1970, São Paulo – SP Nasceu em São Paulo, onde desenvolve seu trabalho como artista plástico e professor de Artes Visuais desde 1992. "

   

Statement - Memorial de Artista Paulo Frade

Motivado por lapsos de pinturas mentais que trazem o gosto inicial da obra, travo um embate entre a ideia sutil das cores, formas e expressões da imaginação, para transformá-las em algo dimensional e palpável.

A matéria pictórica é imprescindível na minha obra.

A textura do óleo, a formação das camadas, o uso do empasto e a mistura de cores, todos esses aspectos estão inter-relacionados com as camadas de pele, presença e vida da pessoa ou objeto a ser retratado.

O trabalho com a pintura a óleo e o retrato, em si, carregam uma relação intrínseca com a intenção de permanência existencial através da imagem e da memória.

Trazer à existência coisas ou pessoas através da arte, promove ao espectador a possibilidade de se conectar com a sensação de vida que esta emana, ou emanava.

Uma das minhas principais motivações se dá em como captar a vida derivada dos corpos, além de sua mera representação. São estas percepções subjetivas que guiam minhas construções figurativas, bem como, o próprio questionamento sobre o embate dual entre as camadas de percepção da vida e da morte. Se há camadas subcutâneas, ou espirituais, estas são meu objeto de estudo.

Acredito que a técnica deve estar a serviço da expressividade. A técnica do claro e escuro me possibilita dramaticidade, além disso, as fartas pinceladas de tinta remetem à tridimensionalidade. Do mesmo modo, estão a escala, a dimensão do vazio versus preenchimento e o direcionamento do olhar, todos são recursos que exploro para a construção de linguagem.

Influenciado pela dramaticidade barroca de Rembrandt e Caravaggio, pela escola realista americana do século XX, Lucien Freud, entre outros artistas, busco estar em contato com ambientes e pessoas reais para aprofundar minha pesquisa pessoal no realismo, como visitas a lugares onde a existência é problematizada,

ou questionada, como hospitais, funerais, asilos.

Lugares de convivência, que denotam a deterioração da matéria, do corpo e da mente, e potencializam estes questionamentos.

BIO

Paulo Frade

1970, São Paulo – SP

Nasceu em São Paulo, onde desenvolve seu trabalho como artista plástico e professor de Artes Visuais desde 1992. Durante 10 anos estudou e trabalhou como assistente do mestre uruguaio Pedro Alzaga. Recentemente foi premiado consecutivamente no Salão de Piracicaba. Atualmente trabalha em seu ateliê na Vila Mariana, ministrando aulas e produzindo suas obras.

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. �? com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Apresentação
  • 2. Mediums e vernizes
  • 3. Preparação da Tela.
  • 4. Tintas e pincéis.
  • 5. excutando a underpainting
  • 6. Velaturas parte 1
  • 7. Velaturas parte 2
  • 8. Velaturas parte 3
  • 9. Velaturas parte 4
  • 1. Referencia fotográfica para a pintura de um retrato e avaliação do mestre Paulo Frade.
  • Pintando Retrato em Camadas
Voltar ao topo