Pintando Retrato em Camadas

Baseado em 2 avaliações
  • 39 Alunos matriculados
  • 03 Horas de duração
  • 10 Aulas
  • 2 Módulos
  • 1 Avaliação
  • 2 anos de suporte
  • Certificado de conclusão
Parcele em 12x R$ 40,16 (ou R$ 400,00 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!

"Primeiramente agradeço ao Mestre Paulo Frade. Sou aqui de Ubatuba Litoral Norte de São Paulo. Fiz curso em seu estúdio em 2012 e realmente seus ensinos é sem duvida o verdadeiro método para pintura. Trabalho com pintura a mais de 20 anos, fui letrista e hj dou aula em minha cidade de desenho e pintura, vendo esse curso online me abriu muitas possibilidades para aprimorar em técnica materiais e postura para as aulas. Está de parabéns e admiro muito seu trabalho e com pessoa boa que tive o prazer de estar em aulas presenciais. por conta da distancia comprei este curso que sem duvida vale a pena , conhecimento é tudo na vida valeu abraço do seu amigo Tiano Mendes. "
Tirano Mendes
mais avaliações

A pintura indireta ou em camadas, tem como objetivo a sobreposição de cores transparentes e opacas sobre uma pintura monocromática rica em modelagem e valores tonais.


Essa camada monocromática, também conhecida como underpainting, também é executada como demonstração no cápitulo underpainting.
Com o processo de pintura indireta, separasse o raciocínio da modelagem e da aplicação das cores, facilitando o processo de controle cromático.


Mediums, pincéis, vernizes e tintas escolhidas na demonstração, também são abordados detalhadamente no curso.

2 anos Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 2 anos após a matrícula.

O curso se destina a  artista iniciantes e avançdos, que querem aprimorar sua técnica de pintura.

PAULO FRADE
"Paulo Frade 1970, São Paulo – SP Nasceu em São Paulo, onde desenvolve seu trabalho como artista plástico e professor de Artes Visuais desde 1992. "

   

Statement - Memorial de Artista Paulo Frade

Motivado por lapsos de pinturas mentais que trazem o gosto inicial da obra, travo um embate entre a ideia sutil das cores, formas e expressões da imaginação, para transformá-las em algo dimensional e palpável.

A matéria pictórica é imprescindível na minha obra.

A textura do óleo, a formação das camadas, o uso do empasto e a mistura de cores, todos esses aspectos estão inter-relacionados com as camadas de pele, presença e vida da pessoa ou objeto a ser retratado.

O trabalho com a pintura a óleo e o retrato, em si, carregam uma relação intrínseca com a intenção de permanência existencial através da imagem e da memória.

Trazer à existência coisas ou pessoas através da arte, promove ao espectador a possibilidade de se conectar com a sensação de vida que esta emana, ou emanava.

Uma das minhas principais motivações se dá em como captar a vida derivada dos corpos, além de sua mera representação. São estas percepções subjetivas que guiam minhas construções figurativas, bem como, o próprio questionamento sobre o embate dual entre as camadas de percepção da vida e da morte. Se há camadas subcutâneas, ou espirituais, estas são meu objeto de estudo.

Acredito que a técnica deve estar a serviço da expressividade. A técnica do claro e escuro me possibilita dramaticidade, além disso, as fartas pinceladas de tinta remetem à tridimensionalidade. Do mesmo modo, estão a escala, a dimensão do vazio versus preenchimento e o direcionamento do olhar, todos são recursos que exploro para a construção de linguagem.

Influenciado pela dramaticidade barroca de Rembrandt e Caravaggio, pela escola realista americana do século XX, Lucien Freud, entre outros artistas, busco estar em contato com ambientes e pessoas reais para aprofundar minha pesquisa pessoal no realismo, como visitas a lugares onde a existência é problematizada,

ou questionada, como hospitais, funerais, asilos.

Lugares de convivência, que denotam a deterioração da matéria, do corpo e da mente, e potencializam estes questionamentos.

BIO

Paulo Frade

1970, São Paulo – SP

Nasceu em São Paulo, onde desenvolve seu trabalho como artista plástico e professor de Artes Visuais desde 1992. Durante 10 anos estudou e trabalhou como assistente do mestre uruguaio Pedro Alzaga. Recentemente foi premiado consecutivamente no Salão de Piracicaba. Atualmente trabalha em seu ateliê na Vila Mariana, ministrando aulas e produzindo suas obras.

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. �? com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. Apresentação
  • 2. Mediums e vernizes
  • 3. Preparação da Tela.
  • 4. Tintas e pincéis.
  • 5. excutando a underpainting
  • 6. Velaturas parte 1
  • 7. Velaturas parte 2
  • 8. Velaturas parte 3
  • 9. Velaturas parte 4
  • 1. Referencia fotográfica para a pintura de um retrato e avaliação do mestre Paulo Frade.
  • Pintando Retrato em Camadas
Voltar ao topo